Novidades
Como Stephen Hawking consegue falar?
O computador na cadeira de rodas fala o que o cientista escreve.
O físico britânico Stephen Hawking, 69 anos, ajudou a entender a origem do Universo, o papel dos buracos negros e, de quebra, escreveu as 262 páginas do maior best-seller da ciência para os leigos: Uma breve História do Tempo. É fez isso sem conseguir mover o corpo.
O problema dele: aos 21 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, doença que afeta células nervosas responsáveis pelo controle da musculatura. Os médicos lhe deram 2 anos de vida. A doença afetou a fala, cada vez mais desarticulada, mas ele conseguia se comunicar. Ditou à secretária o rascunho do livro em 1984.
No ano seguinte, porém, Hawking teve uma pneumonia grave e precisou fazer uma traqueostomia de emergência. Foi então que perdeu de vez a voz. Mudo quase todo
paralisado, passou a levantar uma sobrancelha quando alguém apontava para letras. Mais tarde adotou o software Equalizer, que permite escrever frases selecionando palavras de um menu com um toque da mão.
Por fim, um sintetizador de voz instalado com o Equalizer trouxe de volta a fala, ainda que eletrônica. Hawking ocupou a cadeira de Isaac Newton na Universidade de Cambridge até 2009 comunicando-se apenas com um botão. E reclama: “O sintetizador me dá um sotaque americano”!
A super cadeira
Como Hawking escreve e pronuncia seus discursos:
1. Um tablet é instalado em um suporte de metal acoplado a um dos braços da cadeira.
2. No menu há termos prontos, como: “sim”, e uma lista de palavras em ordem alfabética, além da função “Soletrar”.
3. Um sensor nos óculos capta movimentos da bochecha usados para escolher as frases.
4. O texto completo é enviado ao sintetizador, que cria a voz simulando entonação. O som sai atrás do suporte do computador.
5. Para palestrar, ele escreve o discurso antes. Na hora da participação, envia ao sintetizador uma frase por vez, o que deixa a fala mais natural.
Obs.: Hawking no dia a dia tem na cadeira de rodas um controle remoto universal que usa para acender luzes, abrir portas e usar a TV, DVD e aparelho de som.
Texto: Vanessa Vieira
O que mesmo você estava reclamando há pouco sobre não conseguir viver neste mundo louco? ah!!!! Se todos tivessem a mesma garra, não é mesmo? Deixamos de aproveitar nossos dons..... escondemos nossos talentos, dizemos às pessoas que nos pedem para fazer algo, que não podemos, não conseguimos...
Será que se fossemos Stephen Hawking, que apesar de lutar para demonstrar seu materialismo.... acaba sendo exemplo de que com Deus tudo é possível, seríamos pelo menos um pouco perseverantes?
Pois é..... temos uma vida maravilhosa. Somos perfeitos. Temos inteligência para usar em muitas situações. Conseguimos caminhar, sorrir, comer sozinhos, levantar para ir ao banheiro, parar e olhar o céu ... e dizer o que vem em nossa cabeça.....
Será que sabemos o tesouro... que é a vida.... de verdade?
E, talvez não saibamos ainda nem o que estamos fazendo aqui. Muitos pensam que estamos aqui para ficarmos ricos e sermos felizes. Será que a vida, é só isso?
O nascer do sol....
Uma flor em botão que se abre devagar... mostrando sua beleza... enchendo o ambiente de perfume...
O sorriso de um filho.... ou de uma criança!!!!
O olhar sereno de um idoso, com uma vida inteira para contar!!!!!
Quantas coisas perdemos por que estamos ofendidos com uma palavrinha que não queríamos ouvir?
Quantas amizades perdidas porque não gostamos do jeito que aquela pessoa mexe com o cabelo?
Quantas lições estão sendo desprezadas por nosso egoísmo?
Quantas vidas jogadas fora por causa de nosso orgulho?
Precisamos melhorar nossa visão conturbada de quase tudo. Precisamos abrir o coração para abraçar, beijar as pessoas pelo o que eles representam para nós....
Não, .... nunca mais esconder os sentimentos....
Não, .... nunca mais fugir de nossas próprias dificuldades.
Chegou a hora de olhar para nós mesmos, e olhar os que estão à nossa volta, pois só assim.... descobriremos um reservatório de AMOR depositado há milhões de anos dentro de nós, por Deus.... que espera paciente nossa mudança....
Boa sorte....