top of page
O MAGNETO
Autor: Mauro Camargo
 

Este mês temos como uma super dica de leitura o livro  “O Magneto” de Mauro Camargo editado pela  3 de outubro  em julho de 2011. Eu sempre leio livros didáticos e extremamente científicos.  Pego os livros e os devoro para uma melhor posição e conhecimento para minhas aulas e palestras. Porém, em agosto estava precisando de um tempo para minha cabeça cheia de preocupações e resolvi ler um romance.  

Foi a melhor coisa que fiz.  

Este livro me levou para um lugar distante e conhecido para meu Espírito; tive a impressão de viajar no tempo e me relacionar com os personagens.  Torci para a vitória do amor,  da saúde e restabelecimento de alguns dos Espíritos do romance.

 

Me encantei com a postura de uns e aprendi com a de outros.  Chorei e sorri.  Ocorreram momentos em que me deixei ficar pensando nas paisagens, nos arredores das casas e nos lugares percorridos pelos envolvidos na trama maravilhosa ...

 

Claro, que como estamos falando de um livro inspirado por fatos reais,  em meu íntimo passou uma linha de críticas e de julgamentos, todos direcionados aos personagens, mas o que mais ficou foram os ensinamentos encravados em cada atitude; o aprendizado verificado de uma vida para outra e principalmente a escolha dos livros indicados, que também são de uma precisão absoluta.

 

Pois bem, leiam O magneto:

 

“Uma descoberta inesperada no porão de uma residência rural do interior da França é o ponto de partida para um romance eletrizante.  Nesta obra, você terá oportunidade de conhecer um  dos mais insólitos empreendimentos, que uniu para sua realização o Brasil e a França, envolvendo o socialismo, a homeopatia e o magnetismo animal, ciências precursoras do Espiritismo.”

 

“O COMPLEXO e rico período imediatamente anterior ao surgimento do Espiritismo na França foi o escolhido por Mauro Camargo para compor seu novo romance, onde estão presentes, mais do que a minuciosa descrição do ambiente físico e social da época, as correntes do pensamento onde a Doutrina Espírita irá recrutar seus adeptos: magnetizadores, homeopatas, idealizadores de sociedades utópicas e as multidões simpatizantes dessas propostas revolucionárias naquele momento. 

 

Benoit Mure, Hahnemann e Fourier, Espíritos cujas comunicações Kardec fez questão de divulgar em seus livros ou na Revista Espírita. E chega a chamá-los de  “precursores do Espiritismo”, são os personagens desta obra, surpreendente pela precisão histórica, pela qualidade do texto e pela trama instigante que não nos permite largar o livro antes do final.

 

A homenagem à memória de Charles Fourier era uma grande dívida, finalmente resgatada, no movimento espírita brasileiro a um dos gênios do século XIX .  Falecido em 1937, Fourier não teve oportunidade de conhecer o Espiritismo.  No entanto, foi capaz de antecipar pontos fundamentais da nova doutrina, como podemos concluir de suas observações, como: 

 

“Vêem-se, todos os dias, pessoas irem pedir a caridade à porta dos castelos dos quais foram as proprietárias em suas vidas precedentes”.  A respeito da mediunidade e do transe mediúnico, disse Fourier: “Se tudo está ligado no universo, devem existir os meios de comunicação entre as criaturas do outro mundo e deste. (...)  Esta participação não pode ter lugar no estado de vigília, mas somente num estado misto, como o sono ou outro.”

 

Didático,  O Magneto nos transmite lições fundamentais do Espiritismo, demonstrando a importância do perdão no progresso das almas e a justiça das leis divinas, que só pode ser plenamente compreendida observando as diversas encarnações do Espírito.  “

 

Fica aqui a Dica de Leitura do CRSROSE para vocês....

Leiam e aproveitem

bottom of page